sexta-feira, 20 de setembro de 2019

AFONSO MOREIRA DE LOIOLA BARATA



Afonso Moreira de Loiola Barata nasceu na cidade de Natal no dia 20 de setembro de 1862, filho de Urbano Joaquim Loiola Barata. Fez seus estudos primários em Natal e posteriormente no Ginásio Pernambucano, em Recife. Em 1883 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou em 1888. Depois de formado passou a clinicar em Natal, como médico do Exército. Após a instalação do regime republicano em 15 de novembro de 1889, aderiu à República e em 1891 foi eleito deputado estadual constituinte no Rio Grande do Norte. Cumprido o mandato, mudou-se para o estado do Pará, onde clinicou e, em 1895, tornou-se médico regional da Diretoria de Higiene Publica. Em 1898 regressou a Natal e foi nomeado inspetor de saúde do porto e médico do asilo de alienados. Em 1915 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte e em 1918 foi reeleito. Ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados, na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, de maio de 1915 até dezembro de 1920.
Faleceu em Natal-RN, no dia 20 de novembro de 1934
Raimundo Helio Lopes
 FONTES: ABRANCHES, J. Governos; CÂM. DEP. Deputados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO. MINHA SANTA PROTETORA É NOSSA SENHORA DOS IMPOSSIVEIS